Parafraseando um grande pensador: viajar é bom; viajar fazendo coisas que você gosta é melhor ainda!

A primeira vez que me lembro de misturar a paixão por futebol com a paixão por viagens foi meio por acaso. Era o ano de 1999 e eu iria viajar com minha mãe e meu irmão para o Rio de Janeiro. Ainda estávamos em Goiânia quando a oportunidade bateu à porta. Ou melhor, chamou pelo telefone. Minha mãe atendeu e, depois de trocar algumas palavras, tirou o fone do ouvido e me perguntou: "você quer assistir a um jogo no Maracanã?" 

A resposta era óbvia! Quem não quer conhecer o estádio mais famoso do Brasil? Naquela época, ainda era o maior estádio do mundo. Lembro que eu era rato de Serra Dourada. Quase não perdia um jogo do Goiás. Ainda ia ver jogos do Vila e de qualquer time de fora que aparecia por aqui. Mas conhecer o Maracanã era um sonho na época. Não quis nem saber qual era o jogo. Só depois, já dentro do ônibus, descobri que um tio já tinha garantido meu ingresso para um Fla-Flu. Isso mesmo! Flamengo x Fluminense. No dia de São Sebastião, 20 de janeiro, padroeiro da cidade do Rio.

A ansiedade pelo jogo começou quando pisei no Rio e senti o calor. "Rio 40 graus" é o que cantava Fernanda Abreu no som do táxi, ainda com aquela voz de backing vocal da Blitz. O Flamengo tinha o Romário, um espetáculo à parte. O Fluminense tinha Túlio Maravilha, ex-craque do meus Goiás, e Roni, grande conhecido revelado pelo nosso rival, o Vila Nova. No gol do Flamengo ainda tinha o Clêmer, também conhecido dos goianos. Lembro de termos ido à pé para o Maracanã. No caminho já encontramos grupos torcedores dos dois times se estranhando e gritando ofensas entre si. Passamos longe.

Logo chegamos ao estádio. Desviamos de um câmera da Rede Globo gravando a entrada da torcida. Muita gente gritando. Todos empolgados. O ambiente dentro do estádio antes do jogo era sensacional! Eu já disse que o jogo era um amistoso? Pois é! Era, mas não parecia. O Maraca estava lotado! A torcida do Fluminense começou a jogar um pó branco nas arquibancadas e a fumaça subiu. Talco? Farinha de trigo? Alguém tentou me explicar que era pó de arroz. Explicou, mas não me convenceu. Era alguma outra coisa...

O jogo terminou 5x3 para o Flamengo. Lembro que teve gol do Romário. Também teve gol do Roni. Ah! O Túlio perdeu pênalti. O público? Impressionantes 113.602 presentes. Eu era um deles.

Curiosidades:
  1. Em janeiro de 1999 o Fluminense se preparava para uma temporada em que teria a Série C no calendário.
  2. Túlio já estava bem acostumado a viver no Rio. Quem não lembra que em 95 ele já havia sido campeão brasileiro jogando pelo Botafogo? Pois, então. Em 99 teria a chance de ser campeão da Série C pelo Fluminense. 
  3. Outra do Túlio: já naquela época ele tinha fama de não ser bom cobrador de pênalti. O que se confirmou neste jogo.
  4. O público deste é amistoso é um dos 10 maiores da história do Maracanã. Números que dificilmente serão batidos, pois naquele mesmo o ano o estádio já receberia uma reforma para o "Mundial de Clubes da FIFA" e teria sua capacidade reduzida. O Maraca ainda passou por outras reformas que reduziram gradativamente sua capacidade, incluindo a mais recente, para a Copa do Mundo de 2014.
  5. Oficialmente este foi um jogo amistoso. Mas alguém quis dar um nome de troféu, o que dá um tom de importância. Fazem muito disso no Rio. Então, este amistoso foi o Troféu São Sebastião.

Depois desta viagem, ainda tive outras que envolveram eventos esportivos. Pretendo contar mais sobre elas aqui no blog. Se você gostou deste relato, compartilhe! E se também tem uma história parecida, conte nos comentários.

Vamos viajar! Vamos contar histórias!

Galeria de Fotos

Maracana fla flu de 20 de janeiro de 1999 romaria fez a festa na zaga do flu e abriu o placar Maracana fla flu de 20 de janeiro de 1999 tulio maravila apos perder penalti Maracana fla flu de 20 de janeiro de 1999 olha a torcida
Max perfil piri 600x600

Max Braga

Max é desenvolvedor de software e se acha um bom contador de histórias. É escoteiro e, nas horas vagas, gosta de viajar e se distrair!

Facebook

Os Turistas têm uma entrega especial para você!

Assine nossa lista e receba mais artigos como este diretamente no seu e-mail. É prático, é rápido e é gratuito!

Nós respeitamos sua privacidade. Prometemos que não enviaremos spam. Apenas o informativo de artigos novos no blog. Você receberá, no máximo, um e-mail nosso por dia. Pode confiar!

Artigos relacionados

Booking.com