Localizada no nordeste goiano, a cidade de Alto Paraíso é destino certo para quem quer conhecer o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Considerada Patrimônio da Humanidade, pela UNESCO, Alto Paraíso recebe vários turistas de diferentes partes do mundo. 

Artesanato, roupas e calçados alternativos e pedras místicas são alguns dos itens comercializados em Alto Paraíso

Esotéricos, aventureiros e ecoturistas, todos são atraídos pelas belezas da Chapada, seu o astral místico, sem falar das inúmeras cachoeiras. De acordo com o site da prefeitura de Alto Paraíso existem mais de 120 cacheiras já catalogadas na região.

O município possui uma diversidade de pousadas, áreas de campings e hotéis. Quem chega na cidade já pode ir direto ao Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e adquirir seu mapa da região. É gratuito. É só chegar e pegar. Também tem sempre um guia por lá para explicar sobre a região.

Guarde o mapa. Além de auxiliar a localizar os diversos pontos turísticos abertos a visitação, ele também servirá como um ótimo souvenir de viagem. 

Para os mais aventureiros, o mapa também indica algumas propriedades e agências de turismo que oferecem atividades radicais, tais como: tirolesa, rapel e balonismo. Mas é necessário entrar em contato com os operadores com certa antecedência. Na chapada nem tudo funciona todos os dias. 

A vista da região é esplêndida! Contornada por cânions, paredões rochosos, rios e piscinas naturais. A Chapada dos Veadeiros está localizada na área mais alta do Centro-Oeste brasileiro, seu pico mais alto está na Serra do Pouso Alto, localizada bem próxima a cidade de Alto Paraíso. O destino certo para quem está em busca de paz ou aventura.

O Parque Nacional é aberto a visitações, como já falamos por aqui. Seu acesso se dá pelo povoado de São Jorge, distrito de Alto Paraíso, a aproximadamente 32 quilômetros do centro da cidade. Vale a pena passar um dia nas trilhas e conhecer alguns cartões postais da região. Os saltos, principalmente. 

Ah! E no final do dia, não deixe de apreciar o por do sol em São Jorge. Mas chegue cedo. O sol não demora muito a se pôr. É um espetáculo impossível de descrever e muito bonito de se apreciar.

Lindo pôr do sol visto do mirante do povoado de São Jorge

Confira também o nosso Roteiro de 6 dias na Chapada dos Veadeiros.

Milena profile

Milena Moraes

Milena é fiscal ambiental e gosta de natureza. Quando não está viajando a trabalho para fiscalizar o meio ambiente, ela gosta de viajar para se divertir.

Os Turistas têm uma entrega especial para você!

Assine nossa lista e receba mais artigos como este diretamente no seu e-mail. É prático, é rápido e é gratuito!

Nós respeitamos sua privacidade. Prometemos que não enviaremos spam. Apenas o informativo de artigos novos no blog. Você receberá, no máximo, um e-mail nosso por dia. Pode confiar!

Artigos relacionados

Booking.com