Cachoeiras incríveis guardadas por monges budistas a apenas alguns quilômetros de Pirenópolis

Localizadas a 4,7km da cachoeira do Rosário, e a aproximadamente 40km da cidade de Pirenópolis, as Cachoeiras dos Dragões encontram-se em uma área de natureza preservada onde também está o Mosteiro Zen Budista Eisho Ji. 

A estrada para acesso ao Mosteiro é de médio a difícil acesso. Conseguimos chegar com um carro 1.0, com muita paciência e experiência ao volante, mas porque haviam jogado cascalho na estrada e máquinas faziam a sua manutenção.

Em épocas de poucas visitas de turistas ou em períodos chuvosos a estrada costuma dificultar o acesso de carros pequenos, devido a presença de muitos cursos d’água que cruzam o caminho.

São os próprios monges do Mosteiro que cuidam da entrada e saída dos visitantes. O ingresso custou R$40,00, e garante acesso às oito cachoeiras do complexo.

O lugar é de tirar o fôlego! As cachoeiras, batizadas com nome de dragões pelos monges, possuem diferentes níveis de dificuldade para acesso. São 4,5 km de trilhas no total. 

Cachoeira Rei dos Dragões
Cachoeira Rei dos Dragões, Protetor do Dharma

Gastamos praticamente um dia inteiro para conhecer todas as cachoeiras. Não pela dificuldade ou pela distância, mas porque optamos por ficar um tempinho razoável em cada uma.

Não foi necessário contratar um guia. Pegamos um mapa e ouvimos as explicações dos monges. Foi tranquilo e conseguimos nos localizar facilmente.

Recomendamos aos nossos leitores que levem água e comida para passar o dia. O lugar não dispõem de estrutura para alimentação. Em algumas cachoeiras você conseguirá encher o seu cantil com água potável.

Orientações Importantes 

Informações extraídas do site das Cachoeiras dos Dragões

  • As Cachoeiras dos Dragões estão abertas para visitação de quarta a domingo e feriados, das 9h às 17h;
  • Não são aceitos cartões de débito/crédito ou cheques. No local, não há sinal de telefonia para habilitar uma máquina de cartões;
  • Não é permitida a entrada com bebidas alcoólicas ou qualquer outro tipo droga;
  • Use apenas garrafas plásticas, não é permitida a entrada de garrafas de vidro;
  • Recolha sempre seu lixo;
  • O circuito completo para visitação das 8 cachoeiras é de 4,5 km (feitos a pé, curtindo cada pedacinho de natureza). Para sua segurança, não saia da trilha. É recomendado o uso de tênis ou outro calçado adequado para andar em uma trilha de dificuldade moderada;
  • A trilha das cachoeiras está numa área do cerrado goiano, com vegetação e fauna preservadas. Ao perceber a presença de algum animal silvestre, não tente se aproximar ou tocá-lo. Simplesmente deixo-o ir;
  • Jovens menores de idade só podem fazer o passeio na companhia dos pais ou responsável;
  • Olhe sempre onde pisa, algumas cachoeiras possuem pedras escorregadias;
  • A contratação de guias é opcional;
  • Não é permitida a entrada com animais.

Confira o nosso vídeo das Cachoeiras dos Dragões.

Quer mais vídeos?
Então se inscreve no nosso canal!

Milena profile

Milena Moraes

Milena é fiscal ambiental e gosta de natureza. Quando não está viajando a trabalho para fiscalizar o meio ambiente, ela gosta de viajar para se divertir.

Os Turistas têm uma entrega especial para você!

Assine nossa lista e receba mais artigos como este diretamente no seu e-mail. É prático, é rápido e é gratuito!

Nós respeitamos sua privacidade. Prometemos que não enviaremos spam. Apenas o informativo de artigos novos no blog. Você receberá, no máximo, um e-mail nosso por dia. Pode confiar!

Artigos relacionados

Booking.com