Pirenópolis é famosa por ser uma cidade tranquila, calma e aconchegante. Conhecida também pelo ar bucólico que ainda domina o município. O nome Pirenópolis, cujo significado remete a "Cidade dos Pirineus", é alusivo à Serra dos Pirineus, que circunda a cidade.

Diz a lenda que a serra, por sua vez, foi batizada por espanhóis, em homenagem à cordilheira européia que leva o nome de Pirenéus. Em português, a grafia mudou um pouco.

A cidade é reconhecida pela sua arquitetura e pelo estilo urbanístico, ambos tombados como patrimônio histórico da humanidade. Os estilos das construções abrangem o colonial, o neoclássico e o art-déco.

Pirenópolis: Patrimônio Histórico

Mas Piri, como é carinhosamente chamada, também se destaca pela natureza preservada. Seus belos rios, trilhas pelas matas e, principalmente, suas cachoeiras atraem turistas de todo o Brasil e de outros países também.

A cidade nasceu em meio à extração de ouro. Também já teve grande participação na agricultura e pecuária. Mas hoje as principais atividades econômicas são o turismo e a extração de pedras.

Quer um lugar para descansar?

Piri pode ser uma ótima opção para encontrar a tão desejada tranquilidade! Diversas pousadas com variadas faixas de preço podem garantir o seu sossego e conforto. Escolha uma afastada do Centro Histórico e com chalés privativos para ter ainda mais paz.

Gosta de festas e festivais? 

Também pode encontrar isso em Pirenópolis. Para se divertir nas várias festas religiosas que acontecem em Piri, você vai precisar consultar o calendário de eventos. Mas não será difícil encontrar uma data. As várias festas são espalhadas ao longo do ano. A maior e mais famosa é a Festa do Divino Espírito Santo. É nesta que acontecem as famosas Cavalhadas, em que é encenada a luta entre cristãos e mouros.

Mas se o que você quer é se aventurar, fazer rapel, trilhas ecológicas e conhecer cachoeiras...

Também escolheu destino certo! Para visitar as diversas cachoeiras ao redor da cidade, você pode ir em qualquer época do ano. Mas prepara-se para percorrer estradas de terra, caminhar por trilhas e mergulhar em águas frias. Seja qual for o período, as águas de Piri são geladíssimas! Mas diante de tanta beleza, tenho certeza que você não vai chegar tão longe para recusar um banho de cachoeira!

Quer saber qual escolhemos?

Um pouco de sossego e um pouco de aventura. E, como não havia nenhuma festa no final de semana da nossa visita, o que nos restou foi aproveitar a noite entre os diversos restaurantes e feirinhas.

Mas não vamos delongar muito este post. Contaremos mais detalhes nos próximos. E, se quiser descansar sua vista, deleite-se com algumas das fotos que tiramos durante nosso passeio!

E vamos viajar!

Galeria de Fotos

Pirenopolis   max e mascarado descubra piri Pirenopolis   ponte de madeira Pirenopolis   patrimonio historico Pirenpolis   paisagem do cerrado Pirenopolis   bela cachoeira na reserva do abade Pirenopolis   ponte da tremedeira
Max perfil piri 600x600

Max Braga

Max é desenvolvedor de software e se acha um bom contador de histórias. É escoteiro e, nas horas vagas, gosta de viajar e se distrair!

Facebook

Os Turistas têm uma entrega especial para você!

Assine nossa lista e receba mais artigos como este diretamente no seu e-mail. É prático, é rápido e é gratuito!

Nós respeitamos sua privacidade. Prometemos que não enviaremos spam. Apenas o informativo de artigos novos no blog. Você receberá, no máximo, um e-mail nosso por dia. Pode confiar!

Artigos relacionados

Booking.com