O Mundo a Vapor é um parque dedicado à história da máquina a vapor. O lugar tem diversas miniaturas que mostram como a máquina a vapor foi utilizada ao longo da história. E estas miniaturas estão sempre em movimento.

Entre as atrações estão: a Olaria, que mostra a fabricação de telhas; a Serraria, que apresenta uma máquina cortando madeira, o Rolo Compressor, utilizado na indústria da pavimentação; Usina Hidrelétrica, semelhante às que são utilizadas atualmente; e a Fábrica de Papel, que fabrica papel de verdade.

Demonstração de uma olaria

O ingresso ainda dá direito a um passeio de trenzinho. Claro que eu e a Milena nos amontoamos entre as crianças na fila e nos esprememos em um dos vagões para participar da brincadeira.

Curiosidade

Na entrada do Mundo a Vapor uma cena chama muito à atenção. Uma locomotiva parece atravessar uma janela da construção e entrar de ponta na calçada. Onze em cada dez pessoas que visitam Canela têm uma foto tirada em frente a este cenário. Poucos, entretanto, têm a curiosidade de saber de onde surgiu inspiração para isto.

A cena é inspirada em um descarrilamento de trem ocorrido em Paris, no ano de 1895, na estação de Gare Montparnasse. Na entrada do Mundo a Vapor é possível conhecer melhor este fato histórico, além de ter a chance de comparar uma fotografia do acidente com reprodução na entrada do parque.

Sobre o Mundo a Vapor

Onde fica? Na estrada de acesso a Canela, RS. Bem aqui!
O que é? Um parque dedicado à história da máquina a vapor.
Quanto custa? R$22,00 por ingresso. Idosos, estudantes e crianças de 6 a 15 anos pagam meia.
Você recomenda? Sim, eu gostei e recomendo. Vale muito à pena conhecer.

Miniatura de um trator à vapor

Max perfil piri 600x600

Max Braga

Max é desenvolvedor de software e se acha um bom contador de histórias. É escoteiro e, nas horas vagas, gosta de viajar e se distrair!

Facebook

Os Turistas têm uma entrega especial para você!

Assine nossa lista e receba mais artigos como este diretamente no seu e-mail. É prático, é rápido e é gratuito!

Nós respeitamos sua privacidade. Prometemos que não enviaremos spam. Apenas o informativo de artigos novos no blog. Você receberá, no máximo, um e-mail nosso por dia. Pode confiar!

Artigos relacionados

Booking.com