Paisagens incríveis com quatro opções de trilhas

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é uma das grandes reservas ecológicas nacionais e considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO. O parque tem uma área de mais de 60 mil hectares e tem seu território dividido entre dois municípios do estado de Goiás: Cavalcante e Alto Paraíso.

Vale do Rio Preto, Chapada dos Veadeiros Vale do Rio Preto, um dos cartões postais do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Eu e a Milena viajamos para a Chapada a passeio em maio deste ano e aproveitamos para conhecer um pouco do parque.

As trilhas do parque

O Parque Nacional oferece quatro opções de trilhas para os visitantes:

  • Trilha das Sete Quedas - 23 km
  • Trilha dos Canions (e Cariocas) - cerca de 10km
  • Trilha dos Saltos (e Corredeiras) - cerca de 9,5km
  • Trilha da Seriema - 800m

Nós optamos pela Trilha dos Saltos, em que é possível ver duas quedas d'água, os Saltos I e Saltos II, e apreciar a paisagem.

Saltos I do Parque da Chapada dos Veadeiros

Ficamos com muita vontade fazer a Trilha das Sete Quedas. Mas não tínhamos levado material de camping e nem estávamos preparados para dormir no parque. Então ficou registrado mentalmente na nossa bucketlist: voltar ao parque para fazer a Trilha das Sete Quedas.

Dias e horário de funcionamento

O parque fica aberto à visitação de terça a domingo. A entrada pode ser feita entre 8hs e 12hs. É permitido ficar no parque até às 18hs. A exceção é para aqueles que forem autorizados a fazer a Trilha das Sete Quedas. Neste caso, é permitido acampar dentro do parque de um dia para outro.

Quando visitar

O Parque Nacional funciona em qualquer época do ano, mas é recomendado que não se faça trilhas em dias chuvosos devido ao risco de trombas d'água próximo às margens do rio.

O período de seca vai, normalmente, de maio a outubro. As chuvas se estendem de novembro a abril.

Saltos II no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Localização

A entrada do Parque Nacional fica no povoado de São Jorge, politicamente ligado ao município de Alto Paraíso. O acesso é indicado por placas e todos os moradores do povoado conhecem e podem indicar o caminho para a entrada.

Quanto custa?

Nada. Nothing. Nient. Nichts.

A entrada no parque é gratuita. Não precisa pagar nada.

Entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Guias

A contratação de guias para entrar no parque é opcional, embora seja recomendada para exploradores inexperientes. É possível contratar guias no município de São Jorge.

A nossa Trilha dos Saltos

Confira o vídeo da Trilha dos Saltos que gravamos durante nossa visita ao Parque.

Gostou do vídeo? Assine nosso canal no YouTube.

Roteiro de 6 dias na Chapada dos Veadeiros

Vai para a Chapada dos Veadeiros? Aqui está nossa sugestão de roteiro para 6 dias.

Galeria de Fotos

Sam 4181 chapada 2 Sam 4318 chapada 2 Parque nacional da chapada dos veadeiros saltos i Parque nacional da chapada dos veadeiros saltos ii Sam 4436 chapada Sam 4254 chapada 2 Sam 4302 chapada Parque nacional da chapada dos veadeiros flor do cerrado
Max perfil piri 600x600

Max Braga

Max é desenvolvedor de software e se acha um bom contador de histórias. É escoteiro e, nas horas vagas, gosta de viajar e se distrair!

Facebook

Os Turistas têm uma entrega especial para você!

Assine nossa lista e receba mais artigos como este diretamente no seu e-mail. É prático, é rápido e é gratuito!

Nós respeitamos sua privacidade. Prometemos que não enviaremos spam. Apenas o informativo de artigos novos no blog. Você receberá, no máximo, um e-mail nosso por dia. Pode confiar!

Artigos relacionados

Booking.com