Porto de Galinhas é um dos principais destinos brasileiros para quem gosta de praia.

Esta afirmação não é originalmente minha. Você vai encontrá-la em diversos guias e artigos sobre Porto de Galinhas.

Eu mesmo achava exagero quando ouvia ou lia tal frase. Achava, do verbo não acho mais. Hoje eu sou mais uma das pessoas que conheceram e se apaixonaram por Porto de Galinhas.

Porto fez parte do roteiro litoral de Pernambuco e Alagoas que eu e a Milena fizemos em setembro. Confesso que esse destino entrou mais por uma vontade dela do que por um desejo meu. Que bom que ela insistiu!

Um povoado pequeno, mas bem estruturado 

O povoado de Porto de Galinhas faz parte do município de Ipojuca, em Pernambuco.

Embora pequeno, possui uma boa estrutura para atender aos turistas. Conta com ótimos restaurantes, lojas de diversos tipos de artigos, mercados bem abastecidos e feirinhas de artesanato.

Tal estrutura tem seu preço. Uma das reclamações de quem vai a Porto de Galinhas é justamente o “preço das coisas”. É realmente caro? Um pouco. Mas nada tão exorbitante.

Centrinho de Porto de Galinhas à noite

E as praias?

O principal atrativo de Porto de Galinhas são as praias. E que praias! São cenários maravilhosos que deixam qualquer um impressionado com tamanha beleza.

Dentre as praias que conhecemos, destaco: Praia de Porto de Galinhas, Praia do Cupe e Muro Alto.

Praia de Porto de Galinhas

A praia que leva o mesmo do povoado, conhecida também por Praia da Vila, é a mais badalada. É de lá que os visitantes partem para se aventurar nas piscinas naturais, seja de jangada ou caminhando com a água até o joelho.

A praia estava sempre cheia nos dias em que a visitamos, mesmo sendo meio de semana de uma época fora de temporada. Deu até para imaginar o quanto ela deve ferver nos meses de dezembro e janeiro.

Quer uma cadeira e um guarda-sol? Diversas oferecem isso “gratuitamente”. Basta que você consuma ao menos um petisco do cardápio.

Uma dica: negocie condições de pagamento antes de se sentar.

Outra dica: não procure uma barraca olhando apenas os cardápios. São praticamente todos iguais e com os valores alinhados. E os preços em Porto são mais salgados, mesmo. 

E mais uma dica: Escolha a barraca de quem lhe oferecer o melhor desconto ou um bom atendimento. Os preços são alinhados, mas alguns "pesca-cliente" oferecem vantagens para você sentar na barraca do patrão dele.

Praia de Porto de Galinhas

Praia do Cupe

A Praia do Cupe foi a praia que mais gostamos em Porto de Galinhas. Parte por conta da própria praia, parte por conta do Pontal do Cupe.

A praia é famosa por suas ondas altas que atraem surfistas da região. Mas foi o Pontal do Cupe que agradou mais. Lá o mar não é tão agitado e chega a formar piscinas naturais durante a maré baixa.

Em termos de agito, esta praia é bem mais tranquila que a Praia da Vila. Não é tão badalada e nem tem tantas barracas quanto sua vizinha. Se você quer paz e tranquilidade, ali é um bom lugar.

A parada obrigatória para fazer suas refeições é o estabelecimento que leva o mesmo nome da praia, o Bar da Praia Pontal do Cupe. 

Com o cardápio variado e refeições muito bem preparadas o bar é um convite para você comer e beber assistindo à maré subir ou descer no Pontal do Cupe.

Bar da Praia Pontal do Cupe, em Porto de Galinhas

Praia de Muro Alto

Outra praia encantadora em Porto de Galinhas é a Praia de Muro Alto. Aqui uma enorme barreira de corais forma uma grande piscina durante as marés baixas. 

Embora as barreiras de recifes não sejam novidades na região, a de Muro Alto é grande e alta. Parece um muro alto. Já percebeu de onde veio o nome da praia, Sherlock?

É em Muro Alto que estão diversos resorts. Se tem crianças pequenas e quer conforto e comodidade, considere se hospedar em um deles.

Praia de Muro Alto, em Porto de Galinhas

Max perfil piri 600x600

Max Braga

Max é desenvolvedor de software e se acha um bom contador de histórias. É escoteiro e, nas horas vagas, gosta de viajar e se distrair!

Facebook

Os Turistas têm uma entrega especial para você!

Assine nossa lista e receba mais artigos como este diretamente no seu e-mail. É prático, é rápido e é gratuito!

Nós respeitamos sua privacidade. Prometemos que não enviaremos spam. Apenas o informativo de artigos novos no blog. Você receberá, no máximo, um e-mail nosso por dia. Pode confiar!

Artigos relacionados

Booking.com