Hospedagem, o que fazer e onde comer em um dos principais destinos de inverno do Brasil

Max e Milena na Vista ChinesaApós uma maravilhosa viagem à Serra da Mantiqueira, é hora de compartilhar com vocês nosso roteiro de 9 dias, montado com a ajuda do Tripify (aplicativo de planejamento de viagens).

Além do roteiro, daremos algumas dicas, com base nas experiências que vivenciamos nesse período de estadia em Campos do Jordão.

Lembramos a vocês que este roteiro será atualizado sempre que tivermos mais relatos da viagem para contar. E, para não perder nenhum detalhe, você só precisa assinar gratuitamente nossa lista de e-mails.

Resumo

Quem viajou: Max e Milena
Para onde: Campos do Jordão (com passagens rápidas por outras cidades da Serra da Mantiqueira)
Quando: 02 de janeiro de 2017 a 10 de janeiro de 2017

Hospedagem

Durante nossa estadia em Campos do Jordão, nos hospedamos na Pousada Serrano (link parceiro). Foram 8 diárias e as reservas foram feitas através do Booking, o maior site mundial de reserva de hotéis.

Confira nosso post detalhado sobre hospedagem em Campos do Jordão, com sugestões de hotéis, pousadas e chalés.

Onde ficar em Campos do Jordão

O roteiro

Primeiro Dia: Saída do aeroporto de Guarulhos e viagem a Campos do Jordão

Após uma viagem de algumas horas até Campos do Jordão, chegamos na Pousada Serrano, onde deixamos nossas bagagens e o carro. Decidimos fazer uma caminhada até o centrinho de Capivari, lugar conhecido por sua alta gastronomia, lazer e cenários de tirar o fôlego. Na ocasião fizemos uma parada no famoso Pastelão do Maluf. Pedimos um pastel e dividimos entre nós dois. São 32cm de pastel com bastante recheio. 

Nesse mesmo dia resolvemos conhecer a Estação Emílio Ribas, local de onde partem os trens elétricos. Aproveitamos e já garantimos nossas passagens para o passeio do Trem do Mirante, que sai de Campos e vai até São Antônio do Pinhal. 

Dica: compre seu bilhete com antecedência, pois as passagens esgotam muito rápido! Compramos no dia 2 de janeiro e só conseguimos vagas para o dia 8.

Segundo Dia: Passeio de Trem da Alegria pelo Alto da Vila Inglesa, Ducha de Prata, Baden Banden e passeio pelo centrinho de Capivari 

No segundo dia, fizemos o passeio do Trem da Alegria, o qual percorre grande parte do Alto da Vila Inglesa. Neste passeio, conhecemos algumas mansões de artistas e pessoas famosas, algumas pousadas e galerias tradicionais da cidade de Campos do Jordão, e no final, uma parada de uns 15 minutos na Ducha de Prata e lojinhas de artesanatos.

Na volta, resolvemos almoçar no restaurante da Cervejaria Baden Baden. Experimentamos a famosa truta, acompanhada da Cerveja Baden Baden 5 Grãos. Após o almoço, fizemos um passeio pelo centrinho de Capivari, nas suas lojinhas de artesanato e chocolatarias.

Campos do Jordão, vista do Morro do Elefante

Terceiro Dia: Passeio de Teleférico até o Morro do Elefante, Museu Felícia Leirner, Auditório Cláudio Santoro, Queijo Cremoso e Boteco do Vinho.

O passeio de Teleférico até o Morro do Elefante é sensacional. A vista da cidade de Campos do Jordão, lá de cima, é espetacular. Rendeu ótima fotos. Ao comprar o ingresso para subir de Teleférico, você recebe uma passagem de ida de volta. A volta é mais encantadora ainda.

Milena no Museu Felícia Leirner

Após o almoço, fomos conhecer o Museu Felícia Leirner e suas obras ao ar livre. Na ocasião, também conhecemos o Auditório Cláudio Santoro. 

Na volta, resolvemos fazer uma paradinha nas lojas Queijo Cremoso e Boteco do Vinho. E é claro, paramos para tirar a tradicional foto no Portal de Campos do Jordão.

Quarto Dia: Tarundu

O Tarundu é um centro de lazer em contato com a natureza. Nele você encontra atividades como: Tirolesas com 780m de extensão e 50m de altura, Paintball, Passeios a Cavalo, Pônei, Charrete, Arborismo, Arco e Flecha, Orbit Ball, Water Ball, Air Games, Bungee Trampolim, Minibuggy, Brinquedão, Escorrega Bóia e outros. 

Passamos o dia todo no complexo e nos divertimos muito nas Tirolesas, no Arborimo e no Minibuggy Senninha. 

Dica: se você se interessa pelas atividades do parque, especialmente as mais caras, faça as contas e veja se compensa comprar o Passaporte. Ele dá direito a fazer todas as atividades por um preço único, válido por um dia.

Confira o vídeo da Tirolesa do Tarundu

Quinto Dia: Pico do Itapeva, Lago do Itapeva, Pedra do Baú e Restaurante da Pedra do Baú

Dia de muita aventura! Fomos conhecer o Pico do Itapeva e o lago, de mesmo nome, que fica bem próximo. A vista é linda! Mas cuidado para não ir em dias nublados. As nuvens dificultam a visibilidade.

Após um lanche rápido, partimos rumo a São Bento do Sapucaí, para o complexo da Pedra do Baú. Trata-se de três formações rochosas: a Pedra do Baú, a Pedra do Bauzinho e a Pedra da Ana Chata. A vista é belíssima! Vale a pena reservar um dia para visitar todo o complexo.

De lá, fomos almoçar no Restaurante da Pedra do Baú. Ao custo de R$30,00 por pessoa pudemos saborear o buffet livre de uma deliciosa comida de fazenda, bem ao estilo mineiro. O lugar é incrível e fica bem ao pé da Pedra do Baú, o que também confere uma paisagem fantástica para qualquer lado que você olhar. 

Restaurante Pedra do Baú

Sexto Dia: Horto Florestal Campos do Jordão

O Horto Florestal de Campos do Jordão é uma área preservada com uma belíssima vegetação de araucárias e coníferas. O local conta com várias trilhas, cachoeira, tirolesa, arborismo, lagos, restaurante, lojas de artesanatos, além de permitir que você fique em contato direto com a natureza. 

Max e eu fizemos a trilha da Cachoeira da Galharada na ida, e retornamos pela trilha dos Campos. Após a caminhada, fizemos uma pausa para recuperar as energias e almoçamos no restaurante localizado dentro do próprio complexo. 

Para finalizar, fizemos a trilha do rio Sapucaí a qual nos levou até duas Tirolesas que atravessam o mesmo. Sim, nós fomos na tirolesa. Foi uma experiência incrivelmente radical e bela. 

Confira o vídeo da tirolesa do Horto!
Leia também: Horto Florestal de Campos do Jordão

Sétimo Dia: Museu da Xilogravura, Fábrica de Chocolate Araucária, Passeio do Trem do Mirante e a Vila do Artesanato

Em nosso roteiro, optamos por colocar as atrações próximas juntas. Como já tínhamos comprado nosso bilhete para o passeio de trem elétrico até Santo Antônio do Pinhal, que sairia às 14:00 da Estação Emílio Ribas, fomos conhecer as atrações mais próximas à Estação. Conhecemos o Museu da Xilogravura e a arte de fazer gravuras em relevo sobre madeira, e logo após, a Fábrica de Chocolate Araucária. 

À tarde, fizemos o passeio do Trem do Mirante, onde conhecemos um pouco da história de Campos do Jordão, contada pela guia durante o trajeto. Chegando em Santo Antônio do Pinhal, tiramos foto no Mirante de Nossa Sra Auxiliadora e experimentamos os famosos bolinhos de bacalhau e de truta, na lanchonete Bolinho de Bacalhau e Cia, localizada na Estação Eugênio Lefèvre.

Oitavo Dia: Vista Chinesa e compras no centrinho de Capivari

No penúltimo dia de viagem, reservamos a manhã para conhecer a Vista Chinesa, localizada na estrada para Campos do Jordão. À tarde, foi a vez de passear por Capivari e comprar algumas lembrancinhas para os amigos e familiares. 

Nono Dia: Viagem a Guarulhos, SP e retorno para casa

Dia de arrumar as malas e retornar para Goiânia. Dirigimos de volta ao aeroporto de Guarulhos, entregamos o carro alugado e pegamos o voo para casa.

Outras atividades

Campos do Jordão ainda oferece outras atrações e atividades que acabaram ficando de fora do nosso roteiro, mas que talvez possam entrar no seu.

  • Parque Amantikir: Jardins que falam
  • Palácio da Boa Vista
  • Fazenda Lens
  • Borboletário Flores que Voam
  • Passeios de Quadriciclos
  • Parque da Floresta Encantada
  • Cervejaria Baden Baden
Perfil milena

Milena Moraes

Milena é fiscal ambiental e gosta de natureza. Quando não está viajando a trabalho para fiscalizar o meio ambiente, ela gosta de viajar para se divertir.

Os Turistas têm uma entrega especial para você!

Assine nossa lista e receba mais artigos como este diretamente no seu e-mail. É prático, é rápido e é gratuito!

Nós respeitamos sua privacidade. Prometemos que não enviaremos spam. Apenas o informativo de artigos novos no blog. Você receberá, no máximo, um e-mail nosso por dia. Pode confiar!

Artigos relacionados

Booking.com