6 dias de trilhas e cachoeiras em um paraíso no coração do Brasil

O roteiro a seguir foi elaborado a partir das experiências que eu e a Milena tivemos em nossas viagens à Chapada dos Veadeiros e das dicas que recebemos de outros viajantes que curtem o lugar. 

Não é exatamente o mesmo roteiro que fizemos, mas é muito melhor! É o roteiro que consideramos ideal para quem quer aproveitar as belezas e aventuras que a Chapada dos Veadeiros pode oferecer.

Resumo

Quem viajou: Max e Milena
Para onde: Chapada dos Veadeiros
Quando: Max e Milena viajaram de 21 a 24 de maio de 2016 e a Milena sozinha de 4 a 8 de abril de 2016

Saltos II, do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Onde ficar?

Alto Paraíso é a principal cidade para quem busca comodidade e uma boa localização. Fica em uma região centralizada para quem deseja conhecer as principais atrações da Chapada dos Veadeiros. São Jorge, povoado que fica próximo à entrada do Parque Nacional também é uma opção.

Há quem prefira se hospedar em cidades mais distantes, na tentativa de reduzir os custos da viagem. Cavalcante e São João da Aliança estão entre as opções para quem pretende adotar esta estratégia.

A seguir estão dois hotéis em que nos hospedamos e recomendamos a nossos amigos viajantes: o primeiro fica em Alto Paraíso e o outro em São João da Aliança.

Hotel Tapindaré, em Alto Paraíso

O Tapindaré foi a escolha que eu e a Milena fizemos quando fomos juntos à Chapada. Este é um dos principais hotéis de Alto Paraíso. O principal diferencial deste hotel é… ser um hotel. Calma que eu explico. Alto Paraíso tem várias pousadas e casas de aluguel. Hotéis como o Tapindaré são poucos.

O hotel tem boa estrutura e fica na rua principal da cidade. Tem uma piscina. Ela não é muito grande, a água está sempre gelada e fica na passagem para o estacionamento. Mas é uma piscina.

O Tapindaré conta com restaurante que serve um café da manhã muito bom. Tem também sala de TV e oferece serviço de SPA. Este último é terceirizado e cobrado à parte.

O hotel possui estacionamento dentro da propriedade, sem custo adicional.

Pagamos R$200,00 pela diária do quarto duplo (em maio de 2016).

Atos Hotel, em São João da Aliança

De 4 a 8 de abril a Milena, que estava viajando à trabalho para a Chapada dos Veadeiros, ficou hospedada no Atos Hotel. Um hotel simples, mas que atendeu perfeitamente às necessidades dela. São João da Aliança fica a 89km de Alto Paraíso. A cidade em si não tem muitas atrações e estrutura, mas tem custos mais atraentes que suas vizinhas.

O Atos Hotel, mesmo sendo um lugar frequentado em maior parte por pessoas que estão apenas de passagem na região, possui quartos amplos. As camas são confortáveis e as roupas de cama e banho sempre limpas. 

Na época em que se hospedou por lá (abril de 2016), a Milena pagou R$50,00 pela diária de um quarto simples, com direito a um café da manhã modesto.

O roteiro

Primeiro Dia: check in e Vale da Lua

Deixe sua bagagem no hotel e dê um pulo para conhecer o Vale da Lua, um dos lugares mais curiosos da Chapada. O nome deriva da semelhança entre as pedras do lugar e a superfícia lunar.

Segundo Dia: Trilha dos Saltos

A Trilha dos Saltos, no Parque Nacional, tem desafios e recompensas. As cachoeiras são incríveis e você ainda pode se banhar nas águas dos Saltos II.

Recomendo tirar um dia inteiro para fazer a Trilha dos Saltos. Leve lanches e uma garrafa de água para tomar durante o caminho e abastecer nas águas da cachoeira antes de voltar.

Entrada do Parque Nacional Chapada dos Veadeiros

Terceiro Dia: Fazenda São Bento

A Fazenda São Bento fica no KM 8 da Rodovia GO-239, a cerca de 10 minutos de Alto Paraíso.

A fazenda possui uma pousada e três cachoeiras que valem à pena conhecer:
Almécegas I; Almécegas II e Cachoeira São Bento.

Vista do alto da Cachoeira Almécegas II

Quarto Dia: Cachoeira Santa Bárbara

Cavalcante fica a cerca de 90km de Alto Paraíso e tem umas das cachoeiras mais bonitas da região: a Cachoeira Santa Bárbara. O que chama à atenção é sua água cristalina, em contraste com a areia depositada no fundo. O que proporciona um tom azul claro muito bonito quando refletido pela luz do sol. 

Quinto Dia: Trilha dos Cânions e o Mirante do Pôr do Sol

De volta ao Parque Nacional chegou a hora de conhecer mais uma trilha: a Trilha dos Cânions. A distância é quase a mesma da Trilha dos Saltos, mas as belezas a serem avistadas são outras.

Dependendo da hora que sair do Parque, você pode dar um pulo para comer algo em São Jorge. Nossa sugestão é o restaurante da Nenzinha, que fica aberto em horários diferenciados, mesmo com os outros restaurantes da cidade já estão fechados.

E se já estiver perto do fim de tarde, outra dica é aproveitar para ver o sol se pondo no Mirante do Pôr do Sol, em São Jorge. A estrada para o mirante fica em um desvio da estrada que leva de São Jorge até a entrada do Parque Nacional. Não tem como errar, uma placa indica o caminho.

A vista é incrível e a imagem do sol se ponto no horizonte em meio a tanto verde é de encher os olhos.

Vista linda do Mirante do Pôr do Sol, em São Jorge

Sexto Dia: Jardim de Maytrea e check out

Antes de ir embora, vale á pena contemplar o Jardim de Maytrea. Mesmo que seja de longe, da própria estrada, a vista do jardim é muito bonita. Ainda é possível ver, mais ao longe o famoso Morro da Baleia. Uma formação montanhosa que, de fato, parece uma baleia.

Espero que tenha gostado desta sugestão de roteiro. Recomende o nosso blog para aquele seu amigo ou amiga que você acha que vai gostar da Chapada dos Veadeiros. Ajude outras pessoas a viajar. 
Max perfil piri 600x600

Max Braga

Max é desenvolvedor de software e se acha um bom contador de histórias. É escoteiro e, nas horas vagas, gosta de viajar e se distrair!

Facebook

Os Turistas têm uma entrega especial para você!

Assine nossa lista e receba mais artigos como este diretamente no seu e-mail. É prático, é rápido e é gratuito!

Nós respeitamos sua privacidade. Prometemos que não enviaremos spam. Apenas o informativo de artigos novos no blog. Você receberá, no máximo, um e-mail nosso por dia. Pode confiar!

Artigos relacionados

Booking.com