Durante a viagem que eu e o Max fizemos nas cidades de Gramado e Canela optamos por fazer um dos passeios recomendados para quem vai à região: Tour da Uva e do Vinho com Maria Fumaça.

Fechamos o passeio com a empresa Luxus Turismo e o pacote incluiu: 

  • Transporte de ida e volta até os pontos turísticos (a Luxus nos buscou e depois nos deixou na nossa pousada);
  • Passeio em um complexo (galeria) de lojas de malhas;
  • Passeio na loja da Tramontina, em Carlos Barbosa;
  • Passeio na queijaria Fetina de Formaio;
  • Passeio na Vinícola Miolo ou Garibaldi (escolhemos a Garibaldi, mas a guia foi super gente boa e nos levou para conhecer a Miolo também);
  • Almoço incluso, exceto bebidas;
  • Passeio de Maria Fumaça, saída da estação de Bento Gonçalves até a estação de Carlos Barbosa (ingresso incluso no pacote).

No dia anterior ao passeio, a empresa nos enviou os dados com o horário previsto para nos buscar, 07:00h do dia seguinte. Foram conosco outro casal, que também estava “turistando” por Gramado.

Em nossa primeira parada, na cidade de Nova Petrópolis, visitamos um “complexo” de lojas de malhas. Lugar simples, com algumas poucas malhas em promoção. Nada que compensasse ficar muito tempo. Compramos apenas uma camiseta cada.

Labirinto verde de Nova Petrópolis

Em Nova Petrópolis conhecemos ainda o Labirinto Verde e a Praça das Flores. Lugares bonitos para tirar fotos, mas que também não requerem dedicação de muito tempo.

Partimos para Carlos Barbosa, para conhecer a famosa loja da Tramontina. Assim que chegamos, fomos informados por nossa guia que os turistas acompanhados de guias tinham um desconto de 20% no valor total dos produtos comprados. Era preciso apenas informar o nome da guia que nos acompanhou até lá. 

Loja da fábrica da Tramontina

Conhecemos toda a loja, mas só compramos um jogo de chave de fendas. Os preços dos produtos da loja eram os mesmos que encontramos em nossa cidade, com apenas um diferencial: poderíamos encontrar produtos que ainda não chegaram em nossa região. A loja realmente é enorme, com uma grande variedade de produtos. Vale a pena conhecer e gastar um tempinho lá!

Assim que saímos da Tramontina, atravessamos a rua e fomos conhecer a queijaria Fetina de Formaio. Lugar que encanta tanto os olhares quanto os paladares. Para quem gosta de queijo, assim como nós, fica até difícil escolher qual levar para casa. Mas o diferencial é que você pode experimentar os diversos produtos oferecidos no local. Ficamos apenas no queijo, mas também encontramos variedades em temperos, vinhos, salames e doces. 

Fetina de Formaio: queijos e salames

Terminando as compras na Fetina, fomos conhecer as vinícolas. Optamos por fazer o tour do vinho na Vinícola Garibaldi e depois uma visita rápida na Vinícola Miolo. Para comprar vinhos e espumantes, a Vinícola Garibaldi tem o melhor custo benefício em relação à Miolo. Compramos um vinho suave da família Bartolo, por apenas R$8,00, e um Moscatel por R$23,00. No final do tour, a Garibaldi oferece uma sessão de degustação de seus produtos, o que ajudou bastante na hora de escolher quais levaríamos para casa. 

Milena experimentando espumante da Garibaldi

A estrutura de enoturismo da Vinícola Miolo em Bento Gonçalves conta com sala de degustação, visitação às caves e às parreirais, além de cursos de degustação. Os valores e agendamento prévio podem ser consultados na página da Miolo. O lugar é maravilhoso e rendeu boas fotos.

Max na loja da vinícola Miolo

O passeio de trem com a Maria Fumaça fechou o dia com chave de ouro! Mas esse passeio merece ser descrito em um post somente dele.

Milena profile

Milena Moraes

Milena é fiscal ambiental e gosta de natureza. Quando não está viajando a trabalho para fiscalizar o meio ambiente, ela gosta de viajar para se divertir.

Os Turistas têm uma entrega especial para você!

Assine nossa lista e receba mais artigos como este diretamente no seu e-mail. É prático, é rápido e é gratuito!

Nós respeitamos sua privacidade. Prometemos que não enviaremos spam. Apenas o informativo de artigos novos no blog. Você receberá, no máximo, um e-mail nosso por dia. Pode confiar!

Artigos relacionados

Booking.com