Uma das cachoeiras mais famosas de Pirenópolis é a Cachoeira do Abade, situada em uma reserva que leva o mesmo nome, a Reserva do Abade.
A estrutura da reserva é muito boa. O lugar possui uma recepção com balcão de informações, guias muito prestativos e um restaurante com boa comida. Além, é claro, de cachoeiras! E trilhas que levam até elas.
São duas opções de caminhos para seguir. A Trilha da Cachoeira é a mais curta. Tem cerca de 400 metros e leva direto à maior cachoeira da reserva, a já mencionada Cachoeira do Abade.
A Trilha do Vale é maior. Ela tem cerca de 4,5 quilômetros. Como o nome sugere, ela passa por um vale. Através dessa trilha é possível chegar às outras cachoeiras da propriedade. Recomendo passar um tempo na Cachoeira do Landi. Muito boa para banho. Isso se você não tiver medo de água fria, claro!
A Trilha do Vale também passa pela Ponte da Tremedeira. Um atrativo à parte que, sozinho, já faria valer à pena! Mas também não posso deixar mencionar a beleza das paisagens, dos rios e do aquário natural pelo qual a trilha também passa.
Quer saber mais sobre a Reserva do Abade e suas cachoeiras? Confira o vídeo que eu e a Milena gravamos quando estivemos por lá! Ah! Você também vai poder ver a nossa travessia pela Ponte da Tremedeira. Garanto que eu não tremi! Confere o nosso vídeo!