O passaporte é um documento essencial para viajantes. Tanto para quem deseja viajar pelo mundo, quanto para quem quer só ir ali em Miami fazer compras. 

Neste artigo eu vou explicar os passos para tirar seu passaporte. Prefere assistir a um vídeo? Também publicamos um no nosso canal do YouTube.

O meu passaporte, assim como o da Milena, vence no final do ano. Na data da nossa próxima viagem os nossos passaportes atuais terão dois meses de validade. Nenhum problema, certo? Errado! Alguns países exigem passaporte válido por, pelo menos, seis meses para que você possa viajar para lá. Os Estados Unidos, destino da nossa próxima viagem, é um deles.

Por isso vamos precisar solicitar um novo passaporte. E o termo é solicitar um novo, mesmo, já que renovação de passaporte não existe. 

E, já que vamos precisar solicitar os nossos novos passaportes, eu decidi escrever os passos necessários para ajudar a quem também precisa tirar o documento de viagem.

E se você conhece mais pessoas que precisar tirar passaporte, encaminhe este artigo para elas!

Pois bem, vamos ao passo a passo.

Passo Um: Organizar Documentos

Junte todos os documentos que serão necessários para apresentar à Polícia Federal: identidade, CPF, certidão de casamento (se for casado), certidão de nascimento para menores de doze anos... para quem teve alterações no nome, também será necessário levar documentos que comprovem estas alterações.

A lista completa dos documentos está no site da Polícia Federal.

Ah! Se você já teve passaporte, também precisará levar o antigo. Não existe renovação de passaporte, você deve sempre solicitar um novo.

Passo Dois: Solicitar o Passaporte

A solicitação deve ser feita pelo site da receita federal. Serão solicitados dados pessoais, números dos documentos necessários e você deverá escolher um local de atendimento. É recomendado que você escolha um local próximo de onde você mora.

Passo Três: Pagar a GRU

Após preencher a solicitação, você deverá imprimir uma Guia de Recolhimento da União. Esta guia nada mais é do que um boleto bancário que deverá ser pago para que o processo de solicitação prossiga.

Passo Quatro: Comparecer ao posto da PF

Após pagar a GRU você deverá se apresentar a um posto de atendimento do Departamento da Polícia Federal. Alguns deste postos exigem um pré-agendamento para que você possa ser atendido. No próprio site da PF é possível conferir se o posto de sua escolha exige o agendamento. E, se for o caso, nesta mesma página é possível já realizar o agendamento.

Passo Cinco: Acompanhar a Solicitação

No posto da Polícia Federal você será informado da provável data em que o passaporte será entregue. Enquanto aguarda, você pode conferir, pelo site, se o documento já está pronto.

Passo Seis: Retirar o Passaporte

Quando verificar que o passaporte está pronto, você poderá comparecer ao posto da Polícia Federal que foi indicado para a retirada. Pronto! Simples assim.

Gostou deste artigo? Quer mais?

Então assine nossa Newsletter. É grátis. É prático. É rápido!
Sim, eu quero!
Passaporte da República Federativa do Brasil Passaporte: essencial para quem quer viajar pelo mundo. (foto: divulgação / Polícia Federal)
Max perfil piri 600x600

Max Braga

Max é desenvolvedor de software e se acha um bom contador de histórias. É escoteiro e, nas horas vagas, gosta de viajar e se distrair!

Facebook

Os Turistas têm uma entrega especial para você!

Assine nossa lista e receba mais artigos como este diretamente no seu e-mail. É prático, é rápido e é gratuito!

Nós respeitamos sua privacidade. Prometemos que não enviaremos spam. Apenas o informativo de artigos novos no blog. Você receberá, no máximo, um e-mail nosso por dia. Pode confiar!

Artigos relacionados

Booking.com