Tudo o que você precisa saber para visitar estas incríveis formações rochosas
Pedra do Baú, Bauzinho e Pedra da Ana Chata. São estes os nomes das formações rochosas que fazem parte do complexo que se localiza no Município de São Bento do Sapucaí, cidade vizinha de Campos do Jordão.
A Pedra do Baú é a que mais se destaca. Ela tem cerca 340m de altura e 540m de comprimento. No seu ponto mais alto registra a altitude de 1.950m. Suas encostas chegam a medir 180m de altura, o que a torna um grande atrativo para os aventureiros que curtem uma escalada.
O complexo possui estacionamento e uma modesta lanchonete. Recomendamos aos visitantes que levem água e alimento para passar o dia. Isso mesmo! Se você for fazer todas as trilhas e ainda escalar a Pedra, prepare-se e vá com suprimentos.
Como chegar
Partindo da Vila Capivari, centro turístico de Campos do Jordão, siga na avenida principal no sentido da saída da cidade. Vá até a Vila Jaguaribe, vire a segunda a direita após a loja de chocolates Cacau Show, após seguir placas que indicam a Fábrica de Chocolates Araucária e a Estrada da Campista. Nesta estrada há placas que indicam o caminho que leva até ao Monumento Natural Pedra do Baú.
3 trilhas com diferentes níveis de dificuldades
Trilha do Bauzinho
Trata-se de uma caminhada de fácil acesso, com distância de 470m (ida e volta), e tempo estimado de 30 minutos.
Trilha da Ana Chata
Trata-se de uma caminhada com via ferrata (degraus para subida na rocha, que exige o uso de equipamento de segurança), considerada moderada, com distância de 3,8km (ida e volta), e tempo estimado de 2 horas de caminhada.
Trilha Rumo ao Topo da Pedra do Baú
Trata-se de uma caminhada com via ferrata (degraus para subida na rocha, que exige o uso de equipamento de segurança), considerada difícil, com distância de 4km (ida e volta), e tempo estimado de 3 horas.
3 vias de escalada
- Via normal do Bauzinho (25m de altura da via)
- Via normal do Baú (20m de altura da via)
- Via Peter Pan (140m de altura da via)
Deu pra perceber que o Complexo da Pedra do Baú tem atividades para diferentes perfis de aventureiros. Dos mais arrojados e que gostam de desafios até quem prefere só observar e contemplar de longe.
E você? O que vai querer fazer na Pedra do Baú?