Vá pescar. Mas vá com segurança e dentro da legalidade!

O rio Araguaia atrai muitos turistas de diversas localidades do Brasil e do mundo! A pesca, muito praticada na região, é uma das principais atrações que movimentam a cidade de Aruanã, no estado de Goiás. 

Há quem diga que dá para aproveitar o rio Araguaia o ano todo. Entretanto é no mês de julho que a água fica em um nível tão baixo, que surgem longos bancos de areia, possibilitando a montagem de acampamentos dentro do próprio rio.

Shows dentro e fora d’água, uma culinária farta de peixe, e a tranquilidade proporcionada pelas belezas da região são elementos que atraem milhares de turistas que resolvem visitar o rio Araguaia nesta época. 

Para os amantes da pescaria, é importante saber que no estado de Goiás, mesmo em época de Temporada, é proibido o transporte de pescado. A Instrução Normativa SECIMA 002/2016 prorrogou para mais 03 (três) anos a Cota Zero para o transporte de pescado no estado, em todas as bacias hidrográficas, nas modalidades pesca esportiva, pesca amadora e pesca subaquática. 

Outro ponto importante é que para pescar, em qualquer modalidade é necessário retirar junto ao Órgão Ambiental a licença de pesca. 

Para rios estaduais, o órgão do estado de Goiás responsável é a Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (SECIMA). Informações sobre a licença podem ser obtidas pelo site da secretaria.

Para rios federais, a licença pode ser adquirida no site do Ministério da Pesca e Aquicultura.

O rio Araguaia, por ser um rio federal e que banha grande parte do estado de Goiás, pode ser fiscalizado tanto por fiscais estaduais, quanto por fiscais federais. Recomenda-se que o turista tenha em mãos a licença de pesca nacional (emitida pelo Ministério da Pesca), e a licença de pesca estadual (emitida pela SECIMA). 

Boa Temporada a todos! E não esqueçam de deixar o rio Araguaia melhor do que você o encontrou!

Barco percorrendo o Rio Araguaia

Milena profile

Milena Moraes

Milena é fiscal ambiental e gosta de natureza. Quando não está viajando a trabalho para fiscalizar o meio ambiente, ela gosta de viajar para se divertir.

Os Turistas têm uma entrega especial para você!

Assine nossa lista e receba mais artigos como este diretamente no seu e-mail. É prático, é rápido e é gratuito!

Nós respeitamos sua privacidade. Prometemos que não enviaremos spam. Apenas o informativo de artigos novos no blog. Você receberá, no máximo, um e-mail nosso por dia. Pode confiar!

Artigos relacionados

Booking.com