Uma das grandes perguntas que os viajantes se fazem ao programar um roteiro para gramado é:
- Vou precisar alugar carro?
A resposta curta: você não precisa, mas pode ser bom.
O carro não é essencial. Gramado e Canela são interligadas por linhas de ônibus e a quantidade de táxis consegue atender bem a demanda. Em épocas que as duas cidades estão mais cheias, pode demorar um pouco para conseguir um táxi, mas nada absurdo.
Um casal que conhecemos em nossa viagem estava sem carro e nos contou sobre as experiências que tiveram. Andaram de ônibus coletivo, no ônibus vermelho e táxis.
Outro fator que contribui para quem não quer dirigir durante a viagem é que muitos restaurantes buscam turistas nos hotéis e pousadas e os levam de volta. Eu e a Milena utilizamos deste serviço para nossa Ceia de Reveillon.
O Restaurante Vue de la Vallée, que fica em Gramado, nos buscou em nosso chalé em Canela. Depois que terminamos a ceia, um funcionário do restaurante nos levou de volta à nossa hospedagem.
Diversas empresas turísticas também fazem serviço de traslado para as principais atrações das duas cidades e arredores. Em nosso passeio ao Swnoland e à Maria Fumaça fizemos uso deste serviço. E, mesmo tendo alugado carro, foi bom descansar as mãos do volante nestas oportunidades.
Nós alugamos carro pela comodidade. E, para nós, valeu à pena. Como disse no início, alugar carro não é essencial, mas pode ser um conforto a mais. Se cabe no seu orçamento e você não vê problemas em dirigir durante a viagem, alugue. Caso contrário, aproveite o transporte público, táxis e abuse dos carros dos restaurantes.
No vídeo a seguir falamos sobre este assunto.